quinta-feira, 15 de março de 2012

O homem que quis consertar o mundo

Sérgio Vieira de Mello
(Rio de Janeiro, 15 de março de 1948 - Bagdá, 19 de agosto de 2003)

Há 64 anos, em 15 de março de 1948, nasceu no Rio de Janeiro o diplomata Sérgio Vieira de Mello, funcionário da ONU desde 1969 até 2003, quando foi morto em Bagdá durante um ataque suicida com um caminhão-bomba.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmava que Vieira de Mello era "a pessoa certa para resolver qualquer problema": ele tinha uma disposição fora do comum para ir ao campo de ação, era corajoso, carismático, flexível, pragmático e muito eficiente na negociação com governos corruptos e ditadores sanguinários, em busca da paz.

Como negociador da ONU, ele atuou em alguns dos principais conflitos mundiais: Bangladesh, Camboja, Líbano, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Ruanda e, entre 1999 e 2002, Timor-Leste, quando se mostraria inflexível nas denúncias dos crimes indonésios.

Vieira de Mello era considerado por muitos como o virtual sucessor de Kofi Annan na Secretaria Geral das Nações Unidas. Em 12 de setembro de 2002, ele foi nomeado Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Sérgio era conhecido pelo seu carisma e obstinação. Mas a aversão a ostentação de bens materiais também fez parte da sua história. Ele fazia questão de mostrar-se igual aos mais humildes. Na Bósnia, Vieira de Mello recusou colete blindado. Como os civis não dispunham daquele "luxo", acreditava que criaria uma barreira com o povo local se saísse às ruas com a proteção.

Apesar de dispor de carros de luxo, em Nova Iorque, Bruxelas e Paris, ele andava a pé, de táxi ou de metrô. Mas sempre foi amigo dos motoristas colocados à sua disposição e era através deles que obtinha importantes informações sobre o povo local, principalmente suas necessidades, seus anseios e a localização dos bairros mais humildes onde viviam os refugiados, com quem ele se reunia espontaneamente para ensinar os princípios básicos de moral, ética e cidadania.

Sérgio Vieira de Mello foi enterrado no cemitério de Plainpalais (Cimetière des Rois), em Genebra. Alguns meses após o atentado, a ONU realizou uma homenagem póstuma, entregando o Prêmio de Direitos Humanos das Nações Unidas àquele que foi um dos mais importantes funcionários da entidade.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Vieira_de_Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário