quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 de Outubro: Dia Mundial do Macarrão

No Dia do Macarrão, quebre mitos sobre o consumo de massas
Prato preferido do brasileiro, macarrão pode ser saboreado sem restrições e, aos contrário do que muitos acreditam, não engorda!

No almoço de domingo ele é o prato preferido. Além de delicioso, é pratico e criativo. Combina com legumes, queijos, carnes e até frutas. O macarrão é o nosso companheiro nos finais de noite e também quando queremos demonstrar nossos "dotes" culinários. Afinal, quem resiste a uma boa massa? É justamente por oferecer tantas vantagens, que o macarrão é homenageado no dia 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão.

A data é lembrada em vários países, entre eles Estados Unidos, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. O dia é comemorado desde 1995, a partir da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma.

O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com produção de1.2 milhão de toneladas (dados de 2011), e faturamento na ordem de R$ 2 bilhões. O consumo de macarrão no Brasil é de 6,2 kg por pessoa, a cada ano. O maior consumidor mundial é a Itália, com 28 kg por habitante/ano.


Alimento saudável
O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária, afinal seus inúmeros cortes – só no Brasil são mais de 30 variedades - permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Por ser tão popular na mesa do brasileiro a massa também está envolta em diversos mitos.

Para celebrar o Dia Mundial do Macarrão sem culpa, fique atento às orientações da nutricionista Priscila Rosa, consultora da Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul. Ela esclarece alguns mitos que rondam o consumo de massas.

Com certeza o mito mais difundido de todos é que o macarrão engorda, por ser rico em carboidrato. Mas segundo Priscila, não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos. Entretanto, se consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o esse alimento resulta em mais energia para o dia a dia. A recomendação diária de consumo de carboidratos - indicado pelo Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde - é de 5 a 6 porções diárias.

O fato do macarrão não engordar já é uma boa notícia, melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer. O macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e com isso queime mais gorduras, ensina Priscila.

Para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM mais uma notícia boa: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.

"O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos "leves" a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais", finaliza a nutricionista.

Confira abaixo algumas sugestões para preparar o bom e velho macarrão de forma mais saudável. As receitas são da Cozinha Experimental da Isabela.


Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha

Divulgação/Isabela


Ingredientes:

- 1 embalagem de Espaguete Bom Gosto Isabela
- 5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 2 cebolas médias, picadas
- 2 abobrinhas médias, em cubinhos
- 5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
- 500g de filé de salmão
- 2 dentes de alho, picados
- sal e alecrim a gosto

Modo de Preparo:

Comece preparando o salmão:

Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.

Recheio:

Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fica macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.

Massa:

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.

Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.

Informações nutricionais:

Por porção: aproximadamente 270g

Valor calórico:

- 3.237 kcal (receita total)
- 540 kcal (porção)

Proteínas:

- 187,12g (receita total)
- 31,18g (porção)

Carboidratos:

- 397g (receita total)
- 66g (porção)

Gorduras:

- 91,33g (receita total)
- 15,22g (porção)

Gravatinha ao Pesto de Tomate Seco com Rúcula

Divulgação/Isabela


Ingredientes:

- 1 embalagem de Gravatinha Com Ovos Isabela
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva
- 200g de tomate seco, picados
- 2 dentes de alho, picados
- 50g de nozes, picadas
- queijo parmesão, ralado
- 1 maço de rúcula
- Sal

Modo de Preparo:

Comece preparando o pesto de tomate seco:

Leve ao liquidificador, o azeite, o tomate seco, o alho, as nozes e bata até envolver bem todos os ingredientes. Acerte o sal e reserve.

Massa:

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de tomate seco e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Polvilhe o queijo parmesão, acomode por cima as folhas de rúcula e sirva a seguir.

Informações nutricionais:

Por porção: aproximadamente 270g

Valor calórico:

- 3.703 kcal (receita total)
- 618 kcal (porção)

Proteínas:

- 76,7g (receita total)
- 13g (porção)

Carboidratos:

- 432g (receita total)
- 72g (porção)

Gorduras:

- 198g (receita total)
- 33g (porção)

Ninho ao Molho Rosé com Palmito e Alho Poró
Divulgação/Isabela


Ingredientes:

- 1 embalagem de Massa Com Ovos Ninho Largo Isabela (500g)
- a gosto queijo parmesão ralado
- 8 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 4 alhos poró, em rodelas (utilizar somente a parte branca)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- a gosto sal, salsinha picada e pimenta-do-reino
- 250ml de polpa de tomate
- 1 colher (sopa) de catchup
- 3 dentes de alho, picados
- 300g de palmito, em rodelas
- 1 litro de leite

Comece preparando o refogado de alho poró com palmito:

Numa frigideira média, aqueça a 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, refogue 3 dentes de alho. Junte 4 alhos poró, 300g de palmito, deixe refogar por 5 minutos. Acerte o sal, mexa delicadamente e reserve.

Faça o molho rosé:

Numa panela média, aqueça as 2 colheres (dopa) de manteiga ou a margarina e doure 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 1 litro de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente 250ml de polpa de tomate, 1 colher (sopa) de catchup, acerte o sal, tempere com a pimenta do reino, mexa delicadamente e reserve.

Massa:

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de rosé, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode o refogado de alho poro com palmito. Salpique salsinha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Receita: Salgada
Tipo: Prato Principal
Categoria: Massas longas - Ninho Largo
Preparo: Forno e Fogão
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Calorias: 632 calorias
Rendimento: 6 porções 

Nenhum comentário:

Postar um comentário